A facilidade com que, hoje em dia, se confunde democracia com demagogia é uma consequência do contínuo afastamento da classe política da população e da sua incapacidade de, nos últimos 50 anos, resolver os grandes problemas das pessoas.
Democracia, por definição, é um regime político em que os cidadãos, no aspecto dos seus direitos políticos, participam — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo influência na governação através do sufrágio universal.
Demagogia é: 1. Preponderância do povo na forma do governo; 2. Abuso da democracia; 3. Dominação tirânica das facções populares; 4. Discurso ou ação que visa manipular as paixões e os sentimentos do eleitorado para conquista fácil de poder político. (“demagogia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024).
Hoje em dia, desde o extremo da Esquerda ao extremo da Direita, em Portugal, assistimos a um claro abuso da Democracia. A prevaricação, o desrespeito e o aproveitamento político associado a este termo é o que sustenta o crescimento de movimentos que dividem a população e cria uma aura de descontentamento tão grande, que o voto das pessoas deixa de ser um voto consciente e assente em........