menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Investigação forense de acidentes de aeronaves

9 35
13.09.2024

Segundo dados do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, só entre junho e início de setembro deste ano ocorreram cinco acidentes com aeronaves, os quais se encontram em investigação. Entre eles figura o do Airbus Helicopters AS350 B3 , ocorrido a 30 de agosto na margem esquerda (Sul) do Rio Douro em direção à cidade de Peso da Régua.

Acidentes com aeronaves na Europa são mais frequentes do que possivelmente imaginamos. Estima-se que entre 60% e 70% das quedas de helicópteros sejam provocadas por erro humano, particularmente por parte dos pilotos. Perda do controlo da aeronave, falhas na operação do rotor de cauda (a hélice), problemas de navegação em condições meteorológicas adversas ou tomada de decisões inadequadas durante voos de baixa visibilidade, constituem algumas das causas principais.

Os relatórios internacionais no erro humano apontam sempre para o facto de os pilotos não se encontrarem aptos, designadamente: a) por falta de treino adequado para manobras de emergência e por falta de experiência em determinadas manobras, durante o voo, que os levam a cometer erros fatais; b) por fadiga e tensão pelas longas horas de voo, agravadas por condições de trabalho precárias ou insustentável pressão psicológica; e c) por consumos inadequados, como álcool, estupefacientes ou medicamentos que, forçosamente, afetam as capacidades........

© Observador


Get it on Google Play