Combate ao Desperdício Alimentar e ação coletiva
O Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, assinalado a 29 de setembro, coloca anualmente na agenda o desperdício alimentar, dando ênfase à quantidade de alimentos que todos os anos são desperdiçados pelos portugueses. Reduzir este desperdício exige uma ação coletiva para a qual estão convocados todos os elos da cadeia de abastecimento alimentar e que tem na sensibilização do consumidor um aspeto determinante.
O desperdício alimentar suscita sempre um debate mais ou menos vivo em torno das causas para esta realidade. Olhar para os dados reunidos por entidades independentes constitui o ponto de partida adequado para traçar um retrato desta realidade. De acordo com os dados do Eurostat, referentes à realidade da União Europeia em 2022, foram desperdiçados mais de 130 kg de alimentos por habitante, dos quais 54% acontecem nos agregados familiares, 11% no setor da restauração e serviços e 8% no setor do Retalho e Distribuição.
Embora o Retalho e Distribuição represente apenas 8% dos resíduos alimentares gerados a nível da UE e 11% a nível........
© Observador
visit website