Proibição dos Smartphones nas Escolas Italianas
A Itália, decidiu banir a utilização de smartphones desde o ensino básico até às escolas secundárias. Desde 2007 que os smartphones são proibidos para efeitos não pedagógicos, segundo disposições que não têm sido cumpridas na íntegra.
Desta vez a proibição foi mais longe, e pretende o banimento total dos equipamentos mesmo para fins pedagógicos, e isto inclui alunos e professores, escolas públicas e privadas. Uma recomendação da Unesco sobre eventuais quebras da performance escolar, bem como o potencial que a presença de aparelhos eletrónicos parece exercer sobre conflitos entre os alunos esteve na origem desta recomendação.
Esta medida,traz consigo o habitual efeito na percepção pública sobre medidas que parecem boas, virtuosas e que pretendem o bem-estar colectivo, mas na verdade são a abertura de uma porta perigosa, não pela medida em si mesma, mas pelo poder que é conferido a um governo central para decidir sobre estruturas que deveriam ter autonomia para escolher o que funciona no seu estabelecimento, comunidade educativa que inclui professores e pais, por quem idealmente este tipo de decisões deve ser discutido.
O ensino público, estará sempre sujeito à........
© Observador
visit website