O Mundo está diferente. Principalmente os europeus
Habituámo-nos a ter como nossos amigos os Estados Unidos, que nos foram suportando desde a Segunda Guerra Mundial e que, ao longo das últimas décadas nos foram assegurando muito do apoio à estruturação de uma sociedade com os valores em que acreditámos e que seria aquela que gostaríamos de continuar a viver.
Durante a guerra, os Estados Unidos chegaram num momento em que as tropas aliadas já estavam muito debilitadas e tornaram-se no principal factor de êxito para vitória.
Depois, durante o tempo da reconstrução, foram os grandes financiadores das enormes obras que eram essenciais a recuperar este velho continente e voltar a dar-lhe a capacidade de recuperar a sua vida e a sua economia.
Aquilo que era fundamental nesses primeiros anos, e que sem a ajuda americana nunca seria possível ter conseguido, acabou por se tornar num hábito de funcionamento que durou até aos dias de hoje.
PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR
A ideia de que não tínhamos capacidade de suportar os custos que uma recuperação pós-guerra exigiriam deixava completamente........
© Observador
