Cotrim e o passismo

João Cotrim Figueiredo pode e deve sonhar, pelo menos, com a passagem à segunda volta. Conforme salientei em artigo recente, perante um cenário de acentuada fragamentação e sem candidatos fortes, o objectivo de passar à segunda volta é para Cotrim difícil mas alcançável. Dois dados dos últimos dias reforçam que o caminho de Cotrim para a segunda volta é estreito mas passível de ser percorrido, assim haja habilidade para a condução da campanha e as circunstâncias se continuem a conjugar favoravelmente.

O primeiro dado é a sondagem da Pitagórica para o JN, TSF, TVI e CNN que aponta um empate técnico entre Gouveia e Melo e Marques Mendes, com António José Seguro no terceiro lugar com 17,4%, André Ventura no quarto lugar com 14,7% e João Cotrim Figueiredo na quinta posição com 12,6%. Além de ter a maior subida, Cotrim estaria neste cenário a pouco mais de oito pontos percentuais de garantir a passagem à segunda volta, uma margem de crescimento perfeitamente alcançável.

O segundo dado, porventura mais fiável como indicador de percepções e estimativas agregadas do que uma sondagem nos dias que........

© Observador