As eleições na Alemanha e o centro moribundo
Os resultados das recentes eleições na Turíngia e na Saxónia – dois estados do Leste da Alemanha – vieram confirmar a tendência já verificada nas eleições europeias de forte crescimento de partidos populistas – em especial à direita (Portugal foi, neste aspecto, uma excepção). A AfD venceu as eleições na Turíngia e ficou em segundo lugar na Saxónia, sendo de salientar também a derrota arrasadora sofrida pelo SPD e o forte crescimento – à esquerda – do BSW, uma força populista que em alguns temas apresenta posições não muito distantes da própria AfD.
O resultado das eleições na Turíngia e na Saxónia é ainda mais significativo se considerarmos que a AfD se posiciona no quadrante mais extremo das novas forças populistas de direita, tendo inclusivamente por esse motivo ficado de fora (até ver…) do grupo europeu “Patriotas pela Europa”, dinamizado por Viktor Orban e que reúne partidos como o Vox ou o Chega.
Logo depois das eleições, sem surpresa, foram iniciadas movimentações para tentar excluir a AfD de qualquer possibilidade de fazer parte de uma solução governativa nesses dois Estados.........
© Observador
visit website