menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

A Supremacia Intelectual da Esquerda. Contradições

5 4
17.05.2025

Cada vez mais é percetível que a chamada supremacia intelectual da esquerda vai-se revelando como uma contradição em si mesma. A grande parte dos autoproclamados defensores da tolerância e o diálogo, acabam por demonstrar-se intolerantes sempre que confrontados com ideias que divergem das que defendem. Este paradoxo é visível em variadíssimas dimensões do debate público atual.

Sempre que confrontados com opiniões contrárias, é comum observarmos não uma contra-argumento, mas sim ataques pessoais que visam, apenas e só, tentar desqualificar o interlocutor. Portanto, um debate que deveria ser centrado em ideias, acaba por se transformar numa tentativa de silenciar através da tentativa de deslegitimar oponente. Ora, não é difícil perceber que esta prática esbarra no argumento de diálogo aberto e a tolerância que costuma estar no centro do discurso progressista.

Um dos caos paradigmáticos desta situação é o caso da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. Antes de ter ganho as eleições, foi frequentemente descrita como sendo de “extrema direita” pelos diversos media europeus. Três anos depois, os resultados da sua governação têm mostrado........

© Observador