Ano novo em Caracas

A explosão de felicidade pelos gritos de liberdade tomou conta dos venezuelanos no meio de bombas e mísseis que choviam sobre Caracas, atingindo alvos militares. Não se tem registro que bombardeios tenham sido tão festejados na história da humanidade. 

Para quem aguardou tantos anos e sonhou com a libertação da miséria material e social, aquela era a sinfonia que acompanhava o fim da tirania de quase três décadas – com os últimos 13 anos de governo de Nicolás Maduro, um ex-motorista de ônibus que levou o país à destruição.

Para o povo venezuelano, nasceu a esperança do fim da decadência, da fome, do desespero que empurraram mais de 20% da população para fora das fronteiras e deixaram milhões enjaulados num país sem liberdade e sem oportunidades. O papel-moeda nos últimos meses serviu apenas como resíduo reciclável. Falido, decrépito, o governo de Maduro não acreditava que teria um fim tão rápido e inglório depois das últimas advertências de Trump.

Quase todos os governos mundiais condenaram a truculência........

© O Tempo