Ela se tornou mãe e esqueceu de ser mulher |
Parece forte o tema da nossa coluna de hoje, não é mesmo? Mas ele é bem mais comum do que você pode imaginar. Eu recebo muitos casais no meu espaço para cursos e vivências tântricas com a mesma queixa: depois que o bebê nasce, a mulher não tem mais desejo, não sente libido e simplesmente não comparece mais na cama. Do outro lado, o homem não se sente mais amado, querido ou desejado pela esposa. A criança se torna o centro absoluto da relação e, aos poucos, o desejo vai sendo esquecido, drenado, ficando morno ou até frio.
Esse movimento acontece de forma silenciosa. Ninguém decide conscientemente deixar o relacionamento de lado. Ele simplesmente vai sendo empurrado para depois. Primeiro vem o cansaço. Depois a falta de tempo. Em seguida, a culpa por pensar em si. Quando o casal percebe, já não existe mais espaço para o toque, para a troca, para o olhar que reconhece o outro como homem e mulher — e não apenas como pai e mãe.
Inclusive, esse é o tema de hoje do programa Interessa aqui, do Jornal O Tempo, e se você quiser se aprofundar mais, vale acompanhar o........