Chegamos ao mês de Setembro e, por todo o país, milhares de crianças regressam à escola. Desde aquelas que agora iniciam o seu percurso escolar, até às que o vão terminar, no 12º ano, todas apresentam a ansiedade típica de quem começa mais uma etapa da vida.
Para além das habituais preocupações dos pais - escola nova, transportes, material escolar, entre outros - é frequente existirem dúvidas relativamente à saúde visual das crianças: quando é recomendada uma consulta médica de Oftalmologia? Que cuidados devem ter com o uso de ecrãs? Que cuidados são necessários na sala de aula?
Começando pela primeira questão: existe um amplo consenso dentro da comunidade oftalmológica que, mesmo não existindo qualquer suspeita de doença ou quaisquer queixas por parte da criança, a primeira consulta de Oftalmologia deve realizar-se entre os 3 e os 6 anos. Esta idade não é sugerida por acaso: existem várias doenças oftalmológicas que conduzem à ambliopia (o chamado “olho preguiçoso”), em que o desenvolvimento da visão de um dos olhos não se verifica, ou ocorre de forma mais lenta. Se a causa da ambliopia não for tratada antes dos 10 anos de idade, a criança corre o risco de ficar com a visão daquele olho comprometida para o resto da vida, sem hipótese de recuperação futura. Pelo contrário, se a ambliopia for detetada e tratada a tempo, a recuperação da visão pode ser total.
Entre as causas deste “olho preguiçoso”, temos algumas raras,........