Carlos Reis, o pintor de Torres Novas que dá nome ao museu de referência da cidade |
Nascido em Torres Novas em 1863, tornar-se-ia num dos mais conhecidos pintores retratistas e de paisagem dos finais do século XIX e primeiras quatro décadas do século XX.
Proveniente de uma família abastada e privilegiada da cidade do Almonda, Carlos Reis, filho e neto de médicos e de uma dona de casa, com origens fidalgas e proprietária, cedo rompeu os desejos que os seus pais tinham para si, arriscando numa carreira de artista, sempre menos segura e estável, mas para a qual estava talhado. Desde tenra idade revelou dotes para o desenho. Frequentou a Academia Nacional de Belas Artes durante uma década entre 1879 e 1889, com várias interrupções. Mais tarde participou em inúmeras exposições internacionais no Rio de Janeiro, em Buenos Aires, Barcelona ou Dresden. Foi nomeado director do Museu Nacional de Belas Artes, director do Museu Nacional de Arte Antiga, assim como do Museu Nacional de Arte Contemporânea. Seria também professor da cadeira de pintura de paisagem e professor honorário da Escola de Belas Artes em 1933.
Em vida foi consagrado e por diversas vezes homenageado, além de ter recebido, em 1933, a condecoração da mercê da Ordem de Santiago. Acabaria por falecer em Coimbra em 1940.
A cidade de Torres Novas, no........