TAP – Grupo IAG, cultura empresarial, rigor na gestão e hub EUA

A IAG SA é fundada em Madrid em 2011 e hoje integra British Airways (BA), Iberia, Vueling, AerLingus e Level. A IAG SA diferencia-se pela cultura empresarial e rigor na gestão. Entre 2002/2015, AerLingus, British Airways (BA) e Iberia adaptam-se com dureza e sucesso às novas exigências do. Fora a questão do hub EUA (artigo anterior), pode TAP integrar-se na cultura empresarial e gestão rigorosa da IAG SA?

1. Tudo começa na Irlanda com Willie Walsh, piloto da AerLingus e CEO entre 1998/2000. Consegue rentabilizar o tráfego de lazer entre o Norte da Europa e o Mediterrâneo. Em 2001, é CEO da AerLingus que recupera de insolvência. A dureza do processo e o corte de 2.500 postos de trabalho vale-lhe o apelido de ‘Slasher Walsh’.

2. Esta capacidade de gestão faz de WW CEO da BA em 2005, quando em tempo de instabilidade social que se arrasta. WW conduz a BA durante a crise financeira de 2008-9, com corte de postos de trabalho e uma greve intensa, finalizada por acordo com os sindicatos. A IAG SA de 2011resulta de acordo entre a British Airways e a Iberia, com hesitações iniciais varridas pelos prejuízos do annus horribilis de 2008. Em 2013, a IAG SA adquire a BMI para aumentar a sua quota de slots em........

© Jornal SOL