O “Cartel da Banca” e o Coelho Branco – O dia em que tempo ganhou à concorrência
O Coelho Branco é um dos personagens mais paradigmáticos da obra de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas” e o seu relógio é central na narrativa pelo seu simbolismo em relação à excessiva preocupação com o tempo. Ora, o recente processo conhecido por “Cartel da Banca” demonstrou que em matéria de justiça, o tempo pode mesmo ter um impacto determinante.
Durante anos, com início em 2013, a Autoridade da Concorrência (AdC) investigou o que acreditava ser um conluio entre grandes bancos na troca sistemática de informação comercialmente sensível — designadamente, sobre taxas, spreads, condições de crédito — prática que, a acontecer, distorce o mercado e lesa gravemente os interesses dos consumidores de crédito bancário.
Em 2019, a AdC concluiu pela existência de uma infração única, complexa e continuada que ter-se-á mantido por um período superior a dez anos, tendo daí resultado a aplicação de coimas no montante total de cerca de 225 milhões de euros, uma das decisões sancionatórias mais........





















Toi Staff
Penny S. Tee
Gideon Levy
Sabine Sterk
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
John Nosta
Daniel Orenstein