Começou por referir, quando o PS perdeu as eleições Regionais nos Açores, “No plano nacional, já o disse várias vezes…Qualquer outro cenário, eu posso dizer que é muito difícil, praticamente impossível, que o PS possa viabilizar um governo da direita”. O PS disse, depois, que votaria uma moção de rejeição ao programa de governo da AD nos Açores.
Pedro Nuno Santos, no debate com Luís Montenegro, ao responder à pergunta o que faria se perdesse as eleições disse que não votaria nem apresentaria uma moção de rejeição ao governo da AD, ou seja, viabilizava o governo minoritário da AD.
Dois dias depois do debate, à entrada para um evento da CIP, confirmou, o que tinha dito no Alentejo no dia anterior, que o PS só governaria se ganhasse as eleições ou conseguisse formar uma solução de governo com apoio maioritário. Ou seja, mesmo perdendo as eleições faria uma nova geringonça.
À saída do evento da CIP disse que mantinha o que tinha dito no debate com Luís Montenegro e que exigia reciprocidade ao PSD.
Além de não ter credibilidade, por ter mudado tantas vezes de opinião, o que PNS diz agora é diferente do que disse no debate.........