Um paradoxo
Um destes dias, passava num canal de televisão um programa chamado Alimentação do Futuro – e eu tremi. Tremo quando vejo este género de títulos. Porquê? Porque, quanto mais se fala sobre alimentação, pior se come. Portugal tem uma ótima cozinha tradicional. Que inclui sopas diversas; pratos de peixe, carne e mariscos, acompanhados de diferentes legumes; frutas e doces variados. É uma cozinha monótona? Não é. Mas de repente constatamos que os restaurantes que apresentam estas ementas estão a fechar.
Dir-se-á que tudo evolui, e que a cozinha portuguesa também tinha de evoluir. Tinha de se modernizar – como fez Júlia Gaspar Vinagre no seu saudoso restaurante A Bolota, na Terrugem, que teve réplicas em Castelo de Vide, Évora e Lisboa, embora sem o mesmo impacto.
Não é isso, porém, o que se passa. O que acontece é que os restaurantes de cozinha tradicional portuguesa estão a ser substituídos por outros de cozinhas mais pobres – como a americana, a italiana ou a japonesa. Os restaurantes de hambúrgueres, de pizzas, de sushi, etc., substituem hoje em toda a parte os velhos restaurantes de cozinha........
© Jornal SOL
visit website