Leiria acaba de homenagear o meu tio José Hermano Saraiva com um busto no Parque que já tinha o seu nome. Embora a família fosse natural de Donas, uma pequena aldeia da Beira Baixa, perto do Fundão, ele nasceu em Leiria quando o pai, José Saraiva, lá estava como reitor do liceu local. Também o meu pai, António José Saraiva, nasceu em Leiria e foi homenageado há uns anos com a Medalha de Ouro da cidade. Curiosamente, eram os dois irmãos que tinham uma relação mais próxima.
Os afetos uniam-nos, muito acima das ideologias. Discutiam interminavelmente, zangavam-se, mas não deixavam de se adorar. O meu tio tinha carro – um grande Buick preto – e nós não, pelo que, quando íamos a festas em casa dos meus avós, dava-nos boleia. Eles moravam no Bairro do Restelo e nós em Belém, e passavam por nossa casa a buscar-nos. Como eram 7 (o meu tio tinha 5 filhos, todos rapazes) e nós 4, no carro iam 11 pessoas.
Numa dessas ocasiões – era véspera de Natal –, o meu pai e o meu tio envolveram-se em violenta discussão, e o meu pai disse a certa altura: «Zé, pára o carro que eu quero sair». Estávamos na 24 de Julho, próximo da Av. D. Carlos, os meus........