Duas mulheres
Duas mulheres estiveram muito recentemente em foco. Uma, Leonor Beleza, foi apontada como possível candidata a Presidente da República – embora tenha vindo dias depois a declarar-se indisponível para a função. A outra, Maria Luís Albuquerque, foi escolhida pelo Governo para comissária europeia. Conheci ambas de raspão. No tempo em que Leonor Beleza era ministra da Saúde de um Governo de Cavaco Silva, enfrentou um complicadíssimo processo envolvendo uma remessa de sangue contaminado vinda da Áustria, que foi administrado a hemofílicos; e a mãe, Maria dos Prazeres, foi envolvida no mesmo processo por ser secretária-geral do Ministério, o que complicava as coisas.
Além disso, a ministra mantinha com a Ordem dos Médicos um duríssimo braço de ferro, e um seu secretário de Estado, Costa Freire, foi alvo de um inquérito por possíveis irregularidades cometidas na construção do Hospital S. Francisco Xavier.
A polémica envolvendo Leonor Beleza foi prolongada, a campanha mediática contra a ministra foi violentíssima, e eu fui dos poucos colunistas com alguma........
© Jornal SOL
visit website