A semana (de 8 a 13 de novembro) |
Sábado, 8
1640 e batalha de Montes Claros
No sábado estive em Borba onde visitei o Centro de Interpretação da Guerra da Restauração, entre 1640 e 1665, quando se deu a batalha decisiva em Montes Claros, (felicitações à Fundação Batalha de Aljubarrota pela abertura do Centro). Depois da revolta dos fidalgos portugueses contra os Bourbons em 1640, os portugueses tiveram que lutar pela sua independência. A batalha de Montes Claros foi decisiva para Espanha reconhecer a independência de Portugal e o poder dos Bragança em 1668.
Numa altura em que há muitos ataques à história de Portugal e à identidade nacional, é muito importante tratar do nosso passado, mostrá-lo e explicá-lo aos portugueses e especialmente aos nossos jovens. Um país sem orgulho no seu passado é um país fraco e envergonhado de si próprio. Os portugueses devem saber que durante a nossa história muitos morreram para podermos nascer e viver num país independente. A nossa obrigação é deixar às futuras gerações um país independente, tal como recebemos dos nossos antepassados. Uma nação é um contrato entre os vivos, os mortos e os que estão por nascer.
Domingo, 9
As mentiras da BBC
O diretor geral e a editora de política da BBC demitiram-se por causa da edição fraudulenta de um programa Panorama sobre Trump (Trump a Second Chance?). Alteraram propositadamente um discurso de Trump em janeiro de 2020 para passar a ideia de que o Presidente americano tinha apelado ao ataque ao Capitólio. Não é uma mentira menor. Faz parte de uma estratégia de muitos órgãos de comunicação social, onde a BBC tem um lugar de destaque, para passar a ideia que Trump tinha cometido um crime, atacando a democracia. É inaceitável e mostra uma má-fé evidente.
A BBC não é uma televisão qualquer. É das........