A Semana (de 5 a 10 de dezembro)

SEXTA, 5

A estratégia de segurança nacional dos EUA

A administração Trump publicou a estratégia de segurança nacional. Ao contrário do que muitos disseram, não é uma estratégia isolacionista. Pelo contrário, defende uma política externa bastante ativa e intervencionista. Até pretende que os Estados Unidos ajudem a mudar governos nos países europeus. Os governos da Rússia, da China, do Irão e da Coreia do Norte é que não precisam de mudar.

Também não é uma estratégia apologista de esferas de influência para as grandes potências. Esse direito é exclusivo dos Estados Unidos para a sua ‘esfera de influência’ no continente americano, recuperando a Doutrina Monroe, e acrescentado o ‘Corolário Trump’. Mas a China não tem direito a uma esfera de influência na Ásia, nem a Rússia na Europa. Os Estados pretendem continuar a influenciar o que se passa na Ásia e na Europa.

A grande ruptura da nova estratégia de segurança norte-americana é a oposição à União Europeia. Marca um corte com a tradição diplomática dos Estados Unidos desde 1945. A administração Trump quer um enorme Brexit para toda a Europa. Não acontecerá.

SÁBADO, 6

Programa do Governo

Todos os candidatos presidenciais afirmam que o programa do actual Governo não mencionava a necessidade de uma reforma laboral, e que esta reforma apareceu subitamente. Vejamos o que está escrito no programa do governo: ‘Metas para o sector do trabalho. Proceder à revisão da legislação laboral, desejavelmente no contexto da Concertação Social… melhorar a adequação do regime legal aos desafios do trabalho na era digital, equilibrar a proteção dos trabalhadores com uma maior flexibilidade dos regimes laborais, que é essencial para aumentar a produtividade e competitividade das empresas’.

Mas no........

© Jornal SOL