Audições dos Comissários Europeus: um jogo com cartas marcadas

Depois da distribuição das pastas pelos 26 potenciais Comissários Europeus a que já consagrámos uma reflexão, teve início o processo a que todos os candidatos se têm de sujeitar no Parlamento Europeu para obterem a sua confirmação.

Recordemos os passos que constituem as audições: primeiro, cada um dos candidatos remete ao Gabinete da Presidente eleita e à Comissão dos Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (JURI) a sua resposta a um questionário em que têm de responder detalhadamente sobre a sua atividade nos últimos 10 anos, todo o seu património (do próprio, conjugue e filhos), a total ausência de eventuais conflitos de interesse dessa atividade passada com as responsabilidades que lhes vão ser conferidas e que as funções serão exercidas com total imparcialidade e independência.

Depois duma primeira avaliação, a Comissão JURI manifestou a sua desilusão pela falta de transparência na maioria das respostas, remetendo a 23 candidatos pedidos de esclarecimento suplementares. Apenas obtiveram o assentimento para passarem desde já à fase seguinte 3 dos 26, os candidatos indicados pela Polónia,........

© Jornal SOL