menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

O prometido é devido…

10 1
15.10.2025

Tomo de empréstimo uma das canções do músico portuense Rui Veloso “O prometido é devido” para título desta crónica sobre o resultado das eleições autárquicas para eleger os representantes da cidade do Porto para o próximo mandato 2025-2029.

A cidade nunca assistiu a tantas propostas e a tantos candidatos, uns novos e, outros mais repetentes, todos fazendo juras de amor à cidade. Uns com palavras, outros com promessas, outros trazem o passado como prova dada e outros apontam para o futuro; todos eles com vontade de cumprir, de fazer da cidade uma estrela no céu, todos não querem faltar ao prometido.

Os caminhos propostos não divergem muito entre eles. O PS de Manuel Pizarro apresenta-se como uma continuidade sem ruptura, em relação aos mandatos de Rui Moreira, prova disso é o seu número dois, Fernando Paulo vereador de Rui Moreira e antigo chefe de serviços na Câmara Municipal do Porto a, aparecer a número dois de Pizarro. Um sinal claro de que esta candidatura não quer fazer mudanças nem alternâncias. Ao apostar também no actual Presidente da União de Freguesias do Centro Histórico Manuel Pizarro dá sinal que vai continuar com as políticas de gentrificação, de tursitificação e de deslocação dos residentes desta área central para as periferias da cidade e da área metropolitana. Manuel Pizarro apresenta uma recauchutagem do Rui Moreira neoliberal, enquanto alternativa e forte potencial de mobilização eleitoral.

Afinal, onde estão as razões do fracasso de Manuel Pizarro? As razões são várias e diversificadas. Umas são de natureza pessoal e intrínsecas ao candidato, remetem para o seu passado político como vereador de habitação na gestão de Rui Moreira, de Ministro da Saúde nos governos de António Costa. Numa e noutra situação Manuel Pizarro não teve mandatos com bom desempenho e a maior parte das vezes, foram mais as vozes críticas do que os seus apoiantes. No pelouro de........

© Jornal SOL