Justiça: Desafios e Necessidade de Reformas
A justiça é um dos pilares fundamentais de qualquer sociedade democrática e, em Portugal, a situação do sistema judicial tem sido objeto de crescentes preocupações. Apesar de avanços significativos nas últimas décadas, o setor enfrenta desafios que comprometem a sua eficácia e, sobretudo, a confiança dos Portugueses.
Um dos problemas mais visíveis é a morosidade dos processos judiciais, o que origina grande frustração e desconfiança no sistema.
Essa lentidão é frequentemente atribuída à falta de recursos humanos e materiais. Os tribunais estão sobrecarregados, em que muitos magistrados e funcionários deparam-se com uma carga de trabalho excessiva, sendo imperativo que o governo invista mais na modernização do sistema e na formação contínua dos profissionais de justiça.
Outro fator preocupante é o acesso à justiça, apesar de haver mecanismos legais que garantem esse direito, muitas pessoas, essencialmente de classes sociais mais baixas, são confrontadas com algumas barreiras, como por exemplo, custas judiciais, falta de informação e o receio de um processo que pode ser longo e desgastante. Não tenhamos........
© Jornal SOL
visit website