Dois Países num País
Quarenta anos depois da entrada na então CEE e de começar a receber fundos estruturais, Portugal não convergiu, nem externa, nem internamente. O rendimento per capita é cerca de 80% do rendimento médio da UE, abaixo dos 85% de há 25 anos. Esse valor esconde, todavia, diferenças internas significativas: em 2023, a Área Metropolitana de Lisboa estava 32,5% acima da média nacional e superava mesmo em seis pontos percentuais a média da UE. Mas há concelhos cujo rendimento per capita não vai além dos 50% da média da UE.
As diferenças não se limitam ao rendimento: estão no acesso a serviços públicos essenciais (saúde, educação e até bancários), na cobertura digital do território e na evolução demográfica, com uma perda persistente de população residente, em contraste com o contínuo crescimento na região de Lisboa e no Algarve.
Não é por falta de manifestações de afecto pela coesão territorial que isto tem acontecido. Há exactamente dez anos, foi criada a ‘Unidade de Missão para a Valorização do Interior’, com o objectivo de «criar,........© Jornal SOL





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Tarik Cyril Amar