A DeFi é tão antiga como a própria blockchain e já aqui discutimos a sua tremenda inovação nos mercados não-regulados. Tudo começou com a Bitcoin, e a inovação rapidamente se expandiu com funcionalidades equivalentes aos mercados de capitais tradicionais. Durante anos, parecia que a web3 estava confinada a uma utilização exclusivamente não-regulada dada a tokenização do direito com chaves criptográficas pseudoanónimas.
Para alguns, estaria até na mira a migração da economia incumbente, ou pelo menos parte dela, para uma web3 não-regulada. O tema assustou naturalmente políticos e reguladores, dado o risco de se ir perdendo o controlo das transacções económicas. Por exemplo, o que acontece quando há abuso por parte das entidades responsáveis pela gestão de activos financeiros?
Quando a entidade gestora é regulada, esse investimento é segregado dos seus próprios activos e os responsáveis da empresa gestora são imputáveis em caso de fraude. Repare-se que não se está a falar do investimento em si, mas da sua gestão. Por exemplo, na queda do BES,........