We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Revisores Oficiais de Contas: porquê a autorregulação?

5 1 16
25.10.2021

O recente projeto de Lei apresentado pelo Partido Socialista sobre alterações ao regime das ordens profissionais reacendeu a discussão sobre questões estruturais associadas à (auto)regulação das profissões.

As especificidades da atividade de revisão oficial de contas, entendida como exame à informação financeira divulgada publicamente por entidades coletivas, públicas e/ou empresariais, com vista à formação de uma opinião técnica e independente, justificam a oportunidade de se debater questões como acesso à profissão e sua supervisão.

Interessa desde logo relevar que a auditoria às contas é realizada para defesa do interesse público e na busca do melhor funcionamento dos mercados e instituições. Os mecanismos implementados visam a proteção da sociedade na medida em que esta necessita de informação fidedigna, na qual os diversos agentes económicos podem confiar com vista à tomada de decisão informada.

A garantia de informação credível é dada pelo auditor, o qual, no exercício da sua atividade, caraterizada por elevada normalização e regulamentação, aplica as melhores........

© Jornal Económico


Get it on Google Play