We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

A Cultura como fator de sustentabilidade

3 1 1
24.11.2021

“Cultura não é ler muito, nem saber muito; é conhecer muito”, Fernando Pessoa

A ênfase na cultura como fator de sustentabilidade ainda é muito recente, especialmente nas políticas públicas. O seu desenvolvimento pode ser um importante factor no período em que vivemos, pois não se cinge a um segmento específico, mas permeia diversas acções da sociedade; lida com a criatividade que transita entre o novo e o antigo e impulsiona a sociedade a construir um quadro de referência com relação ao seu futuro.

Apesar de raramente pensadas em termos de sustentabilidade, as políticas culturais são de extrema importância, porque as suas ferramentas de intervenção geralmente aproximam-se da subjetividade humana, como componente fundamental da articulação ético-política capaz de conciliar o desenvolvimento com o crescimento económico.

Sabe-se que a cultura muda muito lentamente. Apesar da perspetiva do desenvolvimento sustentável pressupor uma atitude psicológica essencialmente futurista, é praticamente impossível que qualquer geração seja capaz de prever todas as contingências implicadas na evolução cultural. Mas, à medida que o indivíduo se consciencializa da........

© Jornal Económico


Get it on Google Play