O pêndulo da transição digital e as ABD
O pêndulo da transição digital oscila entre a digitalização dos territórios e a territorialização do digital. Esta oscilação é particularmente notória nas áreas de baixa densidade (ABD) e pode pôr em causa as políticas públicas e os programas de ação especialmente imaginados e concebidos para estes territórios tendo em vista quebrar o seu círculo vicioso de desenvolvimento. A este propósito, alguns aspetos merecem ser sublinhados.
1) O pendulo oscila entre territórios com mais e menos infraestrutura digital
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são uma esperança renovada para as áreas de baixa densidade, embora o número de utilizadores potenciais seja sempre reduzido; é justamente nestes casos, especialmente vulneráveis, que os operadores de telecomunicações podem e devem fazer acordos entre si e parcerias com o Estado-administração tendo em vista infraestruturar e equipar estas regiões com os dispositivos tecnológicos e digitais que as transformem em territórios inteligentes e criativos (TIC) com motivos e instrumentos suficientes para atrair visitantes, estudantes, jovens empresários, novas profissões e mais trabalhadores.
2) O pêndulo oscila entre comunidades online e offline
Nas ABD o pêndulo oscila muito entre comunidades com mais e menos inteligência coletiva expressa por uma relação algo atribulada e ml explorada entre comunidades online e offline; as primeiras são geralmente muito recentes........
© Jornal de Notícias
visit website