Quando o Natal adoece o sistema: cuidar é uma responsabilidade de todos
O Funchal enche-se de luzes e a nossa região entra naquela que é, para muitos, a época mais bonita do ano. O Natal tem esse poder, de quase nos fazer esquecer, ainda que por breves dias, as preocupações. No entanto, existe um lugar onde a quadra natalícia não traz descanso nem tranquilidade: o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira.
A época natalícia, tradicionalmente associada à celebração e ao convívio familiar, coincide de forma quase previsível com um período de elevada pressão sobre o sistema de saúde, que entra em estado de alerta máximo. Exige-se uma reflexão serena, mas clara, mesmo que tal incomode o leitor.
Muitas das macas que enchem os corredores do Hospital Dr. Nélio Mendonça, nesta altura do ano, não resultam exclusivamente de fatores imprevisíveis ou inevitáveis. Reconhecer esta realidade não visa a culpabilização, mas a promoção de um debate informado e construtivo, assente na evidência científica e no compromisso cívico, indispensável para garantir a sustentabilidade do Serviço de........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Penny S. Tee
Gideon Levy
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Daniel Orenstein
Beth Kuhel