Dr. Lucasi Dr. Lucas Nacif https://bemestar.istoe.com.br/author/drlucasn/
12/09/2024 - 6:00
O consumo excessivo de álcool pode transformar momentos de diversão e alegria em problemas mais graves para a saúde. Embora uma noite de bebedeira seja frequentemente associada à ressaca, o impacto do álcool vai muito além dos sintomas imediatos, como náusea e dor de cabeça. O fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano, desempenha mais de 500 funções vitais, sendo uma das principais a filtragem de toxinas do sangue. Porém, o excesso de álcool pode sobrecarregar esse órgão, resultando em complicações sérias.
Para você entender, quando ingerimos álcool, o fígado precisa processá-lo para remover as toxinas do corpo, correto? Esse processo exige que o sangue passe por uma filtragem no fígado, mas, em caso de consumo excessivo, o órgão é forçado a trabalhar em ritmo intensificado, o que pode levar a um desequilíbrio em suas funções.
O álcool permanece no corpo por diferentes períodos: cerca de 12 horas no sangue, 24 horas na respiração, 72 horas na urina e até 90 dias no cabelo. Esse tempo pode variar dependendo da........