Mulheres que praticam atividades físicas têm 13% menos chances de desenvolver câncer de mama

Dr. Guilherme Takassii Dr. Guilherme Takassi https://bemestar.istoe.com.br/author/gftakassi/Guilherme é graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Apresenta duas residências médicas nessa mesma instituição, pós graduação em homeostase sistêmica, adequação nutricional e doenças relacionadas à idade.Possui trabalho focado em saúde baseada no conceito de medicina mente/corpo. Além disso, atua no ensino de práticas integrativas dentro da medicina e demais áreas da saúde, assim como é palestrante em áreas ligadas a desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e performance. CRM: 150472/SP

30/08/2024 - 6:00

A prática regular de atividade física tem sido associada a uma redução do risco de desenvolvimento de câncer de mama. De acordo com pesquisas, mulheres que são fisicamente ativas têm até 13% menos chance de desenvolver a doença em comparação com aquelas que são sedentárias. Além disso, em mulheres já diagnosticadas com câncer de mama, a atividade física pode reduzir a mortalidade específica pela doença em até 31%.

Mas como o exercício físico exerce esses efeitos protetores? A resposta está relacionada a uma série de mecanismos que incluem a modulação do sistema imunológico, a regulação hormonal e a manutenção do peso corporal ideal, fatores conhecidos por influenciar o risco de câncer de mama.

Um dos principais benefícios da atividade física é sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico. O exercício regular aumenta a circulação de células imunes no corpo, como as células T e as células NK (natural killer), que desempenham um papel essencial na identificação e destruição de células tumorais.

Em estudos recentes, foi observado que o exercício físico pode........

© ISTOÉ