Coluna do Mazzini
06/09/2023 - 15:42
Por Carol Purificação, repórter da Coluna
Uma liminar proferida nesta terça-feira (5) pelo juiz Alfeu Machado determinou o afastamento do presidente da Cruz Vermelha Brasileiro, Julio Cals de Alencar. O presidente é suspeito de desvio de conduta, irregularidades e práticas ilícitas na gestão da presidência.
As filiais da CVB de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte acionaram a justiça para conseguir restabelecer a Decisão 028/2023 da Comissão de Ética da CVB, que determinou o afastamento temporário de Alencar.
Segundo relatos de integrantes do Conselho de Ética, Cals acumulava cargos remunerados na entidade. Questionado, ele demitiu todo a Comissão de Ética da CVB. O que provocou críticas de presidentes regionais e o fez perder apoio internamente.
O juiz proferiu a liminar com base em atos normativos do Estatuto da CVB que “autoriza à Comissão de Ética a tomada de medidas de urgência em processos de índole administrativa, desde que o objeto ensejador da correspondente instauração possa gerar algum tipo de risco para a imagem da CVB ou do Movimento Internacional de Cruz Vermelha”.
O afastamento temporário tem o prazo de 60 dias, e o processo deverá seguir procedimento previsto nas normas que o regulamentam, com garantia do contraditório e da ampla defesa. Cals não atendeu à ligação de nossa reportagem e até a publicação desta matéria nao respondeu nossa mensagem.
Justiça determina afastamento do presidente da Cruz Vermelha Brasil
2
1
06.09.2023
Coluna do Mazzini
06/09/2023 - 15:42
Por Carol Purificação, repórter da Coluna
Uma liminar proferida nesta terça-feira (5) pelo juiz Alfeu Machado determinou o afastamento do presidente da Cruz Vermelha Brasileiro, Julio Cals de Alencar. O presidente é suspeito de desvio de conduta, irregularidades e práticas........
© ISTOÉ
visit website