Uma retrospectiva 2025: a surpresa das ações brasileiras |
Publicidade
Conforme esperado, em 2025, como todos os anos, os preços de alguns ativos não se comportaram como o esperado – essa é uma lição de humildade que trabalhar no mercado financeiro nos ensina. A grande surpresa no ano que passou foi o retorno das ações no Brasil: o Ibovespa subiu mais de 30%.
Foi o rally menos comemorado da história, pois a maioria dos investidores locais estava sub alocado nessa classe de ativo. Para ser justo, muitas, ou talvez a maior parte das expectativas se confirmaram, como para os ativos de crédito.
2025 começou tumultuado com os mercados no Brasil reprecificando o risco fiscal, após o não pacote de corte de gastos do governo e o anúncio da isenção de IR para aqueles que recebem até R$5 mil. As taxas de juros subiram, o câmbio desvalorizou.
Continua depois da publicidade
A expectativa de corte de juros foi completamente apagada das projeções. Nesse cenário, todos esperavam que os ativos de risco não teriam boa performance. Com a situação se acomodando, o dólar desvalorizando, principalmente por fatores externos, o que ajuda a inflação e a economia mantendo nível adequado de crescimento, a bolsa foi a grande surpresa.
Os juros elevados e a permissão, no final de........