Muita coisa em jogo: prioridade da direita deve ser derrotar Lula, mas como?

A última pesquisa da Nexus/BTG Pactual (Registro no TSE BR-06645/2026, contratada pelo Banco BTG Pactual, com 2.017 entrevistados pelo instituto Nexus entre os dias 12 e 14 de junho de 2026, nível de confiança de 95% e margem de erro de 2 pontos percentuais), divulgada nesta segunda-feira (15), coloca Lula liderando no primeiro turno com 9 pontos percentuais de vantagem para Flávio Bolsonaro (PL). Na simulação de segundo turno entre os dois, o petista ainda venceria a disputa direta.

Nas outras simulações de segundo turno, o petista também venceria Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão). A polarização está clara entre petistas e antipetistas, mas parece que nenhum nome mais à direita tem sido convincente, nem mesmo o de Flávio, com o sobrenome Bolsonaro como principal trunfo.

Whatsapp: entre no grupo e receba as colunas de Rodrigo Constantino

O presidente eleito este ano poderá indicar um quinto dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de vários para tribunais superiores. Além da questão mais iminente de recuperar a economia, rumo ao abismo, há, portanto, um foco de longo prazo: o Brasil talvez não aguente mais quatro anos de PT, com um grau de aparelhamento completo das instituições. A prioridade deve ser derrotar o Lula. A dúvida é:........

© Gazeta do Povo