menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Um mundo em crise e o desafio estratégico do Brasil

14 1
previous day

O ano mal começou, e a quantidade de crises na política internacional já é impressionante. Aqui na América do Sul, um de nossos vizinhos do norte, a Venezuela, teve seu ditador retirado do poder por uma inédita e espetacular ação militar norte-americana. O regime chavista, entretanto, continua no controle do país, e a democracia segue parecendo um sonho distante para os venezuelanos.

Após a ação na Venezuela, os Estados Unidos voltaram sua atenção para a Groenlândia, a maior ilha do mundo. Trata-se de um território que goza de ampla autonomia, mas que permanece sob soberania dinamarquesa. O presidente Donald Trump afirmou reiteradas vezes que os EUA possuirão a Groenlândia, “por bem ou por mal”, declaração que deixou dinamarqueses e europeus perplexos.

A primeira-ministra da Dinamarca chegou a afirmar que uma eventual ação militar americana contra a ilha significaria, na prática, o fim da OTAN, a maior aliança militar da história. A razão é clara: baseada no princípio da defesa coletiva — segundo o qual um ataque a um é um ataque a todos —, a Aliança passa a enfrentar uma situação impensável e sem precedentes: a possibilidade de um de seus membros atacar outro.

Na Europa Oriental, a

© Gazeta do Povo