Jatinhos da FAB fizeram mais de mil viagens em 2025 levando autoridades
Os jatinhos da FAB realizaram 1.145 viagens com ministros de Estado e presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara e do Senado em 2025. Você pagou a conta. Em ano pré-eleitoral, os ministros percorreram o país em inaugurações, visitas a obras e assinaturas de contratos — algumas vezes ao lado do presidente Lula. Também usaram as aeronaves para deslocamentos pessoais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, liderou a gastança.
Haddad fez 122 viagens em jatinhos oficiais em 2025, algumas delas compartilhando a aeronave com outras autoridades. O presidente da Câmara, Hugo Mota, realizou 113 viagens, sendo 27 de ida ou volta para João Pessoa, seu reduto eleitoral. A Presidência do STF contabilizou 99 voos. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, gastou menos: 56 viagens, das quais 30 para Macapá, também seu reduto.
O chamado “Uber” aéreo entrou em ação. Foram 284 viagens com até três passageiros, sendo 42 voos com dois passageiros e 14 com apenas um — seis deles no trajeto Brasília–São Paulo, à disposição do Ministério da Defesa. Essa categoria atende autoridades que alegam questões de “segurança”. Ela teve início a pedido de ministros do STF que diziam se sentir inseguros nos aeroportos, onde eram hostilizados. A mordomia foi oficializada pelo........
