Com medo e raiva, Moraes abre novo inquérito do fim do mundo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu reagir do único jeito que conhece quando é confrontado por fatos incômodos: abrindo um novo inquérito. Desta vez, o alvo não são “fake news” nem militantes anônimos da internet. O alvo são servidores técnicos da Receita Federal e do Conselho de Atividades Financeiras (COAF) e, por tabela, a imprensa profissional que revelou informações suspeitas e constrangedoras sobre o ministro e sua família. O movimento é grave, ilegal e revela muito mais sobre o medo de Moraes do que sobre qualquer ameaça real à democracia.

Segundo reportagem do Poder360, Moraes cogitava, há algum tempo, instaurar um inquérito no STF para investigar uma suposta quebra de sigilo fiscal de ministros da Corte. A suspeita, levantada por ele próprio, é de que auditores da Receita ou técnicos do COAF teriam acessado informações financeiras de ministros e suas famílias e vazado dados à imprensa. Não há, até agora, nenhuma prova concreta disso. Há apenas uma reação irritada diante de reportagens que expuseram fatos desconfortáveis e deixaram Moraes e outros ministros merecidamente constrangidos.

O pano de fundo é claro. Nas últimas semanas, vieram à tona o contrato de quase R$ 130 milhões do escritório da esposa de Moraes, Viviane Barci, com o Banco Master, e a sua impressionante evolução patrimonial — capaz de deixar sem fôlego........

© Gazeta do Povo