É necessário independência do Banco Central contra o STF?

O Banco Central (Bacen) é uma instituição extremamente importante em qualquer economia moderna. Está sob sua responsabilidade a regulação bancária, a fim de manter a solidez do Sistema Financeiro Nacional, e o controle da inflação, por meio de ajustes da taxa Selic, para a manutenção do valor da moeda e o poder de compra da população.

A fim de evitar interferências políticas nas decisões técnicas da taxa básica de juros, e prejudicar o combate à inflação, foi aprovada a independência do Banco Central. A blindagem permitiu até agora que a autoridade monetária tenha exercido seu trabalho no combate à inflação, sem interferência do Poder Executivo.

Apesar de pressões e críticas de membros do governo, principalmente contra o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, Lula não pode demitir sumariamente os diretores da instituição por não concordar com a condução da política monetária do Bacen.

Antes da independência formal do Banco Central, o presidente da República poderia demitir a qualquer momento os diretores do Copom........

© Gazeta do Povo