O tempo excessivo de espera de uma consulta das várias especialidades é um dos problemas que afeta muitos dos portugueses.
Não fazer nada e deixar os portugueses sem acesso aos cuidados diferenciados de saúde não é solução, mas uma solução meramente tipo “penso rápido” também não resolve os problemas dos doentes. As mudanças estruturais do sistema sem a existência de uma capacidade adicional de resposta rápida, também não resolve o problema de quem espera por uma consulta atualmente.
Uma opção que tem sido colocada como possibilidade é a externalização do serviço do SNS para o setor privado lucrativo ou social da saúde, no entanto para as consultas essa solução possui vários problemas estruturais e pode colocar em causa o SNS e a sua capacidade de resposta a curto prazo.
Sem qualquer demagogia ou dogma entre setor público e social, partindo, contudo, do princípio de que o SNS é essencial na nossa sociedade, como foi bem visível numa situação de crise como na pandemia COVID, analisemos esta situação friamente e com o único objetivo de garantir os melhores cuidados aos doentes.
A vantagem de dar um “cheque consulta” aos utentes do SNS, que não possuam a resposta em........