Onde fica a transição económica?

A Europa não é só promessa de paz, também é expectativa de prosperidade. O seu papel na garantia de paz e da ordem no continente nunca, nos últimos 50 anos, terá sido tão importante. Mas a promessa de prosperidade não é menos. É a falta de expectativa que alimenta a desilusão que se traduz em afastamento e adesão a posições anti-europeístas. Coisa que os extremos sabem bem como aproveitar.

Qualquer campanha eleitoral para as próximas eleições europeias tem de começar por Kiev. A guerra da Ucrânia é a questão mais importante para a Europa e os europeus. Mas garantir que a Rússia não determina a ordem e as regras no nosso Continente é um argumento fundamental, mas não o único para mobilizar os europeus. Compreensivelmente, os eleitores têm outras preocupações e desejos. A começar pela economia.

As últimas eleições europeias foram dominadas pelo combate às alterações climáticas e uma ideia fundamental: fazer da Transição Verde uma oportunidade económica. A Europa começaria a transição verde antes de todos os outros, o que lhe permitiria liderar nas indústrias e tecnologias da economia verde. Cinco anos, uma pandemia e........

© Expresso