Quando o lobo do discurso de ódio se mascara de ovelha de liberdade de expressão — xenofobia e homofobia no seu melhor
Nestes dias, tendo em conta a declaração do Presidente da Assembleia, José Pedro Aguiar-Branco, como resposta à intervenção xenófoba de André Ventura, vemos posta em causa a definição de liberdade de expressão.
Liberdade de expressão é poder partilhar um pensamento, uma opinião. No entanto, uma coisa é dizer que não se gosta de bolo-rei, outra coisa é dizer que os turcos são preguiçosos. Assim, nem todas as “opiniões” são realmente opiniões, podendo ser, na verdade, uma demonstração de preconceitos e incitação à exclusão de comunidades e violência contra elas. Um exemplo da consequência deste preconceito severo, é o alegado crime de ódio contra imigrantes no Porto que aconteceu no passado dia 10, onde seis suspeitos portugueses invadiram a casa de imigrantes e os agrediram. Inclusive, está a ser investigada uma possível ligação dos agressores ao grupo neo-nazi 1143.
O tipo de raciocínio que permite a proliferação de discurso de ódio rotulado de liberdade de expressão, é um lobo mascarado de ovelha que acaba a potenciar exercícios de preconceito nocivo contra........© Expresso
visit website