menu_open
Columnists Actual . Favourites . Archive
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O que é stealthing? Uma forma de violência sexual ainda não criminalizada em Portugal

14 1
18.11.2024

Há muitas formas de violência sexual. Podem acontecer na rua, no trabalho, na escola e até na própria casa ou na casa do namorado ou namorada. A verdade é que ainda persiste a ideia de que a violência sexual na generalidade acontece vinda de um estranho, quando, na maioria das vezes, os predadores, os violadores, os abusadores são familiares ou conhecidos da vítima. Dados oficiais das UN Women afirmam igualmente que, a nível global, 15 milhões de adolescentes, entre os 15 e os 19 anos, já foram vítimas de atividade sexual forçada vinda de um parceiro ou ex-parceiro, marido ou ex-marido.

Uma das formas de violência sexual é o “stealthing”. A prática execrável do stealthing foi trazida novamente à discussão pública graças auma denúncia contra um pianista de jazz que desencadeou uma onda de denúncias que há muito estava para rebentar.

Também neste artigo falo da minha experiência como vítima de stealthing e da petição, neste momento ativa, com o objetivo de criminalizar o stealthing em Portugal.

O stealthing, de forma simplificada, é o ato de remover o preservativo durante a relação sexual sem o consentimento do/a parceiro/a. Também é considerado stealthing quando ambas as pessoas acordam que irão usar preservativo, mas a pessoa que penetra mente quanto ao uso do preservativo durante o ato.

Em países como Inglaterra e País de Gales, o stealthing já é legalmente enquadrado dentro da violação sexual, ou seja, é considerado uma violação. Na Holanda, em março de 2023, pela primeira vez, um........

© Expresso


Get it on Google Play