Já escrevi várias vezes nas páginas deste jornal sobre o crescimento da extrema-direita racista e xenófoba, sobre as causas e as consequências desse fenómeno e sobre a forma como esses partidos têm alcançado o poder em vários países, pondo em risco a democracia, o respeito pelos direitos fundamentais e pelos direitos das minorias e o próprio Estado de Direito democrático.

Mas essa linha política ganha terreno sobretudo quando os partidos democráticos adotam o mesmo discurso, cedendo ao populismo e à demagogia, e começam a concorrer para a degradação da política, para a desinstitucionalização das relações entre os diferentes partidos e agentes políticos, para a perda da elevação na linguagem e no debate. Enfim, para a descredibilização da política e da democracia.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

Já é assinante? Faça login Assine e continue a ler

Comprou o Expresso?

Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

A cópia e o original

A cópia e o original

Já escrevi várias vezes nas páginas deste jornal sobre o crescimento da extrema-direita racista e xenófoba, sobre as causas e as consequências desse fenómeno e sobre a forma como esses partidos têm alcançado o poder em vários países, pondo em risco a........

© Expresso