Semana 6 por 1: trabalhar menos, ou produzir mais?

Eu fico impressionado como está sempre em pauta em vários segmentos a questão da redução da escala de trabalho 6x1 em que o trabalhador atua seis dias e descansa um. Esse tema é vendido como um sinal de modernidade e avanço social. Mas, há um detalhe incômodo nesse debate que muitas vezes ninguém comenta sobre ele.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

Os países que discutem a redução da jornada de trabalho geralmente são muito mais produtivos que o Brasil, que tem um processo de desenvolvimento bastante lento.

Não é adequado que o país enfatize esse assunto, se ainda há tantos passos importantes a serem dados antes de chegar nesse tema tão polêmico.

Conservadores contra a escala 6x1

63% dos brasileiros querem o fim da escala 6x1, aponta pesquisa Nexus

Alguns segmentos tais como o governo e sindicatos, defendem que reduzir a jornada representa a possibilidade de mais tempo para a família, para o descanso e para a própria vida. Há por parte destes, a argumentação de que os avanços da tecnologia e dos novos modelos de trabalho deveriam permitir uma distribuição mais equilibrada do tempo entre trabalho e vida pessoal.

De outro lado, estão os economistas e muitos empresários que veem essa questão de forma menos onírica, pois, observam pela lente da produtividade e da capacidade real da economia do país.

Eu chamo isso de visão onírica, porque enxergar o........

© Estado de Minas