Mineiro não adere a projeto presidencial de Zema

A três dias do início do ano eleitoral, o governador Romeu Zema (Novo) ainda não conseguiu ganhar o apoio dos mineiros para ser candidato presidencial em 2026. Pelos números atuais, ele perde em todas as regiões mineiras para o candidato à reeleição, Lula (PT). De acordo com levantamento da Doxa Pesquisa, realizado entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2025, Zema aparece em segundo lugar no estado que governa e bem atrás do petista, que lidera com 39%. Uma diferença considerável de 24 pontos percentuais.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

A vantagem do atual presidente é ampla e se mantém em todas as regiões mineiras pesquisadas. O melhor resultado do governador mineiro aparece na região Sul/Sudoeste, onde alcança 22% das intenções de voto, aproximando-se de Lula, que registra 27%. No Triângulo Mineiro, o governador alcança 10% das intenções de voto; enquanto Lula tem 32%. Já na Grande BH, Zema aparece com 17%, mantendo distância significativa do atual presidente, que lidera com 36%.

Em outras regiões do estado, o desempenho do mineiro é mais modesto. No Norte e Noroeste de Minas, ele registra 12%, enquanto Lula chega a 47%. No Vale do Rio Doce, o governador soma 17%, contra 42% do petista. O resultado mais desfavorável aparece no Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, onde Zema marca apenas 1%, enquanto Lula dispara com 62%.

O mau........

© Estado de Minas