Com Lula favorito, Flávio Bolsonaro desidrata candidatura de Tarcísio

A pesquisa Genial/Quaest divulgada em 16 de dezembro mostra que o bolsonarismo permanece como a principal força alternativa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. Será? Os números da pesquisa revelam que a oposição está bloqueada estrategicamente pela centralidade de Flávio Bolsonaro (PL) no campo oposicionista, apesar da sua força eleitoral. Flávio é um avatar de Bolsonaro. No marketing político, uma figura simbólica criada ou escolhida para representar, simplificar e transmitir a identidade, as ideias e os valores de um líder, movimento ou projeto político.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

O avatar funciona como um substituto quando o líder original não pode ou não quer ocupar diretamente o centro da disputa. Em termos práticos, não é um candidato autônomo, mas uma extensão de alguém ou de uma marca política já consolidada no imaginário do eleitor. O avatar herda a popularidade e o carisma de uma liderança impedida de disputar eleições por inelegibilidade, desgaste ou estratégia.

É diferente de um herdeiro político, que constrói trajetória própria, alianças e programa. O avatar depende da validação permanente do líder original e da repetição de seus códigos simbólicos. Não substitui o líder; ele encena o líder. Foi aí que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) teve as articulações de sua........

© Estado de Minas