O impacto do equilíbrio psicológico |
Observações clínicas mostram que a cada ano cresce o número de líderes e empresários que chegam aos consultórios de psicanalistas emocionalmente exaustos, pressionados por metas e conflitos que não conseguem nomear. Segundo Luiz Cláudio de Rezende Cúrcio, presidente da Academia Brasileira de Psicanálise, um alerta se tornou impossível de ignorar: “Em uma década de trabalho clínico, grande parte dos empresários que atendo vêm por conflitos familiares que, na verdade, são efeitos colaterais de desafios emocionais mal manejados na empresa”.
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Segundo ele, as tensões que não encontram voz no ambiente corporativo caem sobre a vida íntima, ou seja, os empresários que não conseguem expor na empresa o que precisa tratar na empresa, eles acabam fazendo a família sentir com o cansaço mental, estresse, indiferença e distanciamento emocional.
Se o psicanalista Sigmund Freud estivesse hoje diante de um auditório cheio de empresários, provavelmente ele começaria lembrando que nenhuma organização pode ser compreendida apenas pela lógica racional. Ele diria que o ambiente corporativo é........