Sobre cotas, regras e zoneamento
O primeiro caso de zoneamento do solo foi criado em uma pequena cidade da Califórnia (Modesto), em 1885, como uma medida “legal” para impedir a instalação de negócios chineses em bairros (mantendo nas periferias). Com o “sucesso” da medida, a “proibição legal” ganhou corpo e passou a limitar a construção de prédios com múltiplas habitações e edificações de uso misto nos bairros residenciais (a partir do advento do zoneamento, exclusivamente residenciais, e unifamiliares). Com essa restrição, “conquistaram” a segregação por nível social, impedindo habitações de mais acessíveis para as populações de menor poder aquisitivo. De quebra, mantiveram longe as famílias negras vindas do Sul em busca de melhores empregos (falei disso no texto de maio de 2025).
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Vendida como uma moderna ferramenta para organizar o território, o mito do zoneamento é pura instrumentalização “legalizada” da segregação enquanto política urbana.
Em um caso descrito por Malcom Gladwell em “O outro lado do ponto de virada”. “No fim da década de 1940, um grupo chamado Palo Alto Fair Play Comittee passou a se preocupar com a........© Estado de Minas





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Waka Ikeda
Daniel Orenstein
Grant Arthur Gochin
Beth Kuhel