menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Caso Benício: uma vida ceifada e uma história que se repete

8 1
17.12.2025

**Por Tamara Santos**

Fique por dentro das notícias que importam para você!

Todos fomos assolados pela triste notícia da morte do menino Benício, de 6 anos de idade, em Manaus. Benício chegou ao hospital particular Santa Júlia no dia 22/11/2025, com tosse seca e suspeita de laringite.

No entanto, após 14 horas de atendimento e cinco paradas cardiorrespiratórias, Benício veio a óbito. Segundo o prontuário médico, foi ministrada uma dose de adrenalina pura intravenosa. Ocorre que tal medicação deveria ter sido ministrada diluída e por inalação, vez que na forma intravenosa ela é utilizada em casos muito graves.

As investigações apontam um possível erro médico e o delegado do caso, Marcelo Martins, do 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP), investiga o fato sob a égide do crime de homicídio doloso (art. 121, do Código Penal), na modalidade do dolo eventual.

Leia Mais

Agressões nos relacionamentos: reconhecer sinais antes de virar feminicídio Autocuratela: quando a autonomia se torna o maior ato de proteção Quando a Lei Maria da Penha é usada para ferir, e não para proteger

Mas, afinal, o que é dolo? Muito se ouve falar desse instituto, mas pouco se sabe sobre ele, bem como de suas implicações. Essa autora, de forma despretensiosa, vai tentar aclarar esse entrave jurídico.

A legislação brasileira define crime como sendo uma ação ou omissão típica,........

© Estado de Minas