Os perigos da apneia
Há muitos anos ouço falar de apneia, pessoas conhecidas relatando que diversas vezes acordaram parecendo estar sem ar, com sensação de sufocamento. Isso aconteceu comigo algumas vezes, quando era obesa. E sempre alguém diz: isso é apneia, que deve ser tratada porque é muito perigosa.
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Nunca atentei muito para a questão, até uma parente decidir fazer o exame e pedir minha ajuda. Fui eu quem a levou à clínica do sono, de pijama, para que lhe colocassem a parafernália da polissonografia. Vários fios, parecidos com aqueles do eletrocardiograma, são ligados em partes do peito e da cabeça. O paciente recebe um medidor no dedo e a máquina de leitura na cintura. A pessoa sai de lá tipo um robô, dorme em casa e no dia seguinte volta para retirar tudo.
Entenda a diferença entre ronco e apneia do sono
Tenho de confessar: não sei como ela conseguiu dormir com tudo aquilo no corpo, mas conseguiu.
O resultado foi assustador: 35 apneias por........
